Solução para gases em elevatórias de esgoto

Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) são estruturas complementares dos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES), responsáveis por elevar o efluente coletado por gravidade, a ser destinado às Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). 

As instalações de EEEs convencionais, compostas por: gradeamento, caixa de areia, poço de sucção, grades de barras, cesto, triturador, peneira, caixa de válvulas e bombas submersíveis, são ambientes hostis, que apresentam uma série de desafios para implantação e operação.

Destaque para a presença de gases tóxicos, animais peçonhentos, odor desagradável e dificuldade na manutenção (espaços confinados).

 

Estações Elevatórias de Efluentes recebem limpeza preventiva
Fonte: EMASA

 

De acordo com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), cerca de 70% dos sólidos presentes no esgoto são de origem orgânica, os quais são constituídos por: proteínas (40% a 60%), carboidratos (25% a 50%), gorduras e óleos (10%), além de  uréia, sulfatans, fenóis, dentre outros.

Neste ambiente temos um elevado nível de gases, resultantes da decomposição realizada pelas bactérias anaeróbicas, com odor desagradável causado pela presença de H2S (Sulfeto de Hidrogênio), um gás incolor, extremamente tóxico, inflamável e de maior densidade do que o ar.

A inalação de H2S pode atingir os pulmões e o sistema nervoso central, causando irritação na pele e nas mucosas. Alguns sintomas típicos de envenenamento são: dor de cabeça, fadiga, tontura, boca seca, ansiedade, agitação, confusão, falta de coordenação e problemas sensoriais, e ainda, em alta concentração pode resultar rapidamente em perda de consciência, coma e morte.

Um caso recente ocorrido na Argentina relata o falecimento de seis pessoas por "asfixia mecânica por broncoaspiração", após terem contato com os gases de um poço de bombeamento na cidade de Blaquier. Um deles faria a manutenção em uma das bombas da instalação.


E como lidar com a concentração de gases?

Falamos aqui sobre o problema e apresentamos uma solução disruptiva, acessível de alta eficiência, o Booster de Esgoto Kronox

Este equipamento é capaz de eliminar odores desagradáveis e gases tóxicos em Estações Elevatórias de Esgoto, pois trabalha diretamente em linha, elevando o esgoto conforme demanda, extinguindo o poço úmido, gradeamentos e caixa de areia. 

 

 

Construído inteiramente em aço inoxidável com sistema totalmente vedado, o Booster de Esgoto possui alta resistência à corrosão para operação com esgoto e efluentes agressivos, condição que reduz significativamente os riscos associados à exposição aos gases, além de ocupar menos espaço e trabalhar em poço seco, o que facilitar o acesso para manutenção.

Fale conosco e conheça mais sobre a tecnologia, os benefícios e economia proporcionada pelo Booster de Esgoto!