E se o rotor travar?
Entenda como o Booster de Esgoto trabalha de forma inteligente
Uma das principais indagações quanto ao Booster de Esgoto (Sistema de Bombeamento em Linha) refere-se ao desempenho do sistema em casos de entupimento e bloqueio do rotor.
Importante ressaltar que o equipamento da Kronox foi desenvolvido levando em consideração essa possibilidade, com recursos para lidar de maneira inteligente com esse tipo de intercorrência, a fim de minimizar impactos e evitar paradas inesperadas do sistema.
A detecção do bloqueio da rotação é feita pelo monitoramento do aumento da corrente do motor pelo inversor de frequência
Ao identificar esse problema, o motor reserva do sistema é acionado automaticamente e, enquanto isso, o motor bloqueado inverte o sentido de rotação para "quebrar" os resíduos e tentar desobstruir a passagem do fluido.
Caso a primeira inversão não resolva, o processo é repetido por mais duas vezes (a depender da especificação do cliente). Se a obstrução persistir, o inversor emite um sinal de alarme e interrompe o funcionamento do motor, exigindo interferência humana para inspeção do equipamento e eventual limpeza. Contudo, o conjunto motobomba reserva permanece em operação para atender a demanda do sistema.
Adicionalmente, existe a opção de utilizar rotores com trituradores em determinadas aplicações.
Esses rotores possuem aletas móveis que impulsionam o fluido no sentido normal de rotação e, no sentido contrário, as aletas "caem" atuando como facas para fragmentar os resíduos.
É importante mencionar que a utilização de rotores com trituradores está sujeita a restrições. Eles são recomendados apenas para sistemas que operam até 1800 RPM, dentro de um limite específico de potência determinado pelo fabricante.
Essa restrição visa assegurar o desempenho eficaz e a durabilidade do equipamento.
Em caso de dúvidas técnicas, operação e demais características do produto, entre em contato com nossa equipe técnica clicando aqui!