A implantação de Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) convencionais, compostas por: gradeamento, caixa de areia, poço de sucção, grades de barras, cesto, triturador, peneira, caixa de válvulas e bombas submersíveis, enfrenta desafios significativos, especialmente quando se trata de instalação em ruas e calçadas.
Este é um sistema que demanda grande infraestrutura e incorre em problemas como odores desagradáveis, emissão de gases perigosos e a presença de animais peçonhentos.
O odor proveniente do esgoto acumulado nesse tipo de estrutura pode ser extremamente desagradável e, em áreas urbanas, pode causar desconforto significativo para os moradores.
A emissão de gases tóxicos como o metano e o sulfeto de hidrogênio é uma preocupação, uma vez que representam riscos para a saúde pública e para o meio ambiente. Além disso, a presença de animais peçonhentos, atraídos pelo ambiente propício oferecido pelas elevatórias, pode representar perigo e incômodo adicional para os trabalhadores e para o público em torno.
Com o avanço do Marco Legal do Saneamento no Brasil e metas de atendimento de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos até 2033 (Lei Federal n° 14.026), a correta destinação dos efluentes se torna um grande desafio, visto a escassez de espaço disponível em áreas urbanas densamente povoadas com topografias que exigem elevação de esgoto, impossibilitando a instalação de EEEs com estruturas convencionais.
Diante dessa problemática e reforçando o compromisso com a Universalização do Saneamento no Brasil, a Kronox trabalha no desenvolvimento de tecnologias inovadoras que minimizem os obstáculos das elevatórias operadas por bombas submersíveis.
O Booster de Esgoto (Sistema de Bombeamento em Linha – SBL) é um equipamento disruptivo que permite redução significativa na infraestrutura de implantação, elimina os elementos de pré-processamento e trabalha em poço seco interligado diretamente na tubulação de coleta, além de extinguir odores indesejados, a emissão de gases perigosos e a presença de animais peçonhentos, causados pelo poço úmido e acúmulo de esgoto.
Figura 1 - Exemplo de instalação com Booster de Esgoto na rua
O bombeamento em vórtex possibilita a transferência do efluente bruto – inclusive dos corpos sólidos presentes – condição que reduz significativamente a necessidade de limpeza regular e o tempo de inatividade de bombas entupidas.
Um sistema eficiente, de baixa manutenção que garante praticidade na instalação, e ainda, possui baixo custo.
Figura 2 - Booster de Esgoto
Em caso de dúvidas técnicas, operação e demais características do produto,
entre em contato com nossa equipe técnica!